16 de setembro de 2015

Betty, a magra!


Ontem ao sair do email, invariavelmente fui redimensionada par a apágina do MSN, dei uma olhadela nas noticias que por lá andavam e dei de caras com umas declarações que me chocaram e ofenderam, assim como devem ter ofendido muitas pessoas, sobretudo mulheres.
Betty Faria afirmava “As mulheres gordas incomodam-me profundamente. Sinto repulsa”, 
Ora o que eu posso dizer sobre o infeliz comentário da Betty Faria.
Inicialmente, e como disse chocou-me, porque pensei que como brasileira e pessoa do mundo das artes teria uma mente aberta e não seria do século passado. Mas ao que parece a mente da Betty faz jus á sua idade de 74 anos ou talvez sejam ainda mais, mas as milhentas plásticas tenham camuflado bem o exterior... Depois ofendeu-me, já aqui disse que eu sou plus size. Ou seja em bom português, sou gorda. E eu pergunto-me será que esta senhora acha que as pesosas são gordas porque querem? Será que não há muita gente que tenta reeducar-se, fazer exercicio, ter uma vida mais saudavel, etc e ainda assim não surgirem resultados? Será que a senhora tem noção de que podem haver pessoas gordas por questões hormonais, e que é extremamente dificil perder ou manter o peso?
Eu pertenço a um pequeno grupo fechado no facebook, somos apenas 11 pessoas e partilhamos tudo, plano alimentar, fotos, etc. São muitas as vezes em que todo foi bem feito e o resultado não acompanha o trabalho. São muitas as vezes em que nem sempre o estado espirito ajuda, mas preguiça não há. Cada vez mais as pessoas cuidam-se e perdem peso. Acho que hoje em dia há condições para se afirmar que a maioria das pessoas que são forte, deverão sê-lo por qualquer questão, menos preguiça.

Ainda a semana passada me cruzava no Facebbok com a foto de uma conhecida, a A. 
A A. sempre oscilou de peso desde muito jovem. A A. ora emagrecia, ficava elegante e podia comprar roupa de tamanhos pequenos, ora poucos meses depois tinha um descontrolo tão grande que ficava enorme ao ponto de ao andar parecer manca devido ao peso, de apenas poder calçar sapatos baixos, de ter pés e pernas super inchados e alguma dificuldade em caber numa cadeira. E de ser parecida com aquilo que vemos nos programas do TLC.
Eu cheguei a fazer compras com a sogra da A. e ela lhe comprar camisas de dormir, daquelas que vulgarmente dizemos serem das que as avós usam, todas direitas, sem forma, de alça larga, etc. porque de roupa de dormir era o que lhe era mais confortavel e tanto daria caso engordasse um pouco mais ou perdesse algum peso. E se a A. sempre se vestiu bem!
Acham que a A. não fazia nada? A A. chegou a fazer cirurgia, mas o resultado era sempre o mesmo. Hoje a A. tem dois filhos e a foto que vi recentemente é inspiradora, mas levou anos para poder ter filhos porque o peso não ajudava em nada. Eu estive no batizado da filha mais velha e 7 meses mais tarde no casamento do irmão da A. e a pessoa que vi no vestido feito por medida com tecidos nobres do batizado era muito mais magra do que a que encontrei no casamento. O problema da A. é quimico, está relacionado com a questão hormonal e não com preguiça ou desleixo dela.
Mas tudo tem dois lados, certo? E muita vez a imprenssa só dá manchete ao que quer ou só publica o que lhe interessa.
Aparentemente o que a Betty disse foi  “Eu, por exemplo, não gosto de mulheres gordas. Elas me incomodam profundamente. Tenho repulsa, rejeição. Sempre batalhei para não ser uma velha gorda. Jamais compraria um quadro do Botero”. Afinal ela não quer é ser velha e gorda... Mas ainda assim ofende as outras mulheres. 
Claro que muita gente gostou ainda menos quando desculpou a situação com "Questão de gosto. Roupa de oncinha, unhas dos pés pintadas de vermelho... Não gosto. Mas não é ofensa, por favor. Questão de gosto, tá?".
Betty, querida, pára! Não te enterres mais. De que te adianta não quereres ser gorda, se tens uma cara que parece estuque antigo e barateco a cair aos pedaços? Aceita lá a idade e as transformações. Acredita que muita gente ia respeitar-te mais e gostar mais de ti se fosses uma velhinha com ruguinhas e com umas gordurinhas.

Bem sei que muita gente poderá não gostar deste post, mas muito sinceramente há coisas que cada vez mais me ultrapassam e eu sinto necessidade de dar a minha opinião. E até de satirizar se me der para isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário